Inovação conectada: Implementando e reorganizando o Design System no Banco Original

Harmonizando interfaces digitais: Aplicação estratégica do Design System para fortalecer a identidade e eficiência na equipe

Banco Original

Agência: LeMidia, agência de marketing e propaganda, que busca soluções para seus clientes de uma forma que realmente atinjam seus objetivos.


Cliente: O Banco Original é uma instituição financeira 100% digital, fundada em 2011. Oferece serviços bancários para empresas e varejo, digitalmente.


Tempo de projeto: 3 meses


Imagem de computador com a tela do Design System da empresa

Projeto de Design System

O Desafio

O principal desafio dado foi reorganizar o Design System de todas as interfaces digitais do banco. O Design System nada mais é do que um sistema unificado que contém elementos, componentes, regras e princípios que guiam o desenvolvimento da interface de uma empresa. Ele pode ser considerado uma fonte usada para proporcionar a consistência e padronização dos elementos nos produtos digitais.

Sem um Design System, pode haver retrabalhos, inconsistências, prejuízo de tempo, entre outras coisas, na hora de criar um produto. O desafio também era diminuir todos esses fatores.


Print da tela dos elementos a serem organizados

Estudo de padronização dos elementos e cores já existentes no projeto.

O Contexto

Muitos elementos já existiam e eram usados pela equipe de design e desenvolvimento, porém não existia uma biblioteca com esses elementos padronizados e organizados no sistema atômico.

Com o Design System foi possível utilizar todos os elementos de UI criando uma interface coerente e consistente. Ao reutilizar esses elementos pode-se reduzir o custo do retrabalho, focando a força de desenvolvimento no que realmente faz sentido para o projeto, reforçando sua identidade e a forma dos usuários assimilarem melhor a marca e facilitar sua utilização com botões, ícones, cores e todos os elementos padronizados.


Elementos padronizados dentro do Design System

Colocando a mão na massa e organizando os elementos e nomenclaturas.

Etapas

  • Pesquisa com stakeholders: entender as dificuldades e necessidades dos stakeholders envolvidos no projeto, como a maioria da equipe era nova e terceirizada, a necessidade de um projeto unificado seria a solução para diminuir os "erros" com a identidade da empresa, mantendo-a padronizada.
  • Definições: o objetivo dessa etapa foi criar o padrão para reorganização dos elementos dentro do sistema atômico. Foi feito um estudo sobre o sistema, que é baseado em uma analogia com a tabela periódica, em que cada elemento é disposto de maneira independente, porém é possível combiná-los com a finalidade de criar organismos mais complexos, sempre de forma organizada e padronizada.
  • Inventário de Componentes: o objetivo foi mapear todos os elementos já existentes nesse novo sistema atômico, buscando em todos os materiais já existentes para reorganizá-los.
  • Design System: o objetivo era a criação do próprio Design System.
  • Usabilidade: aplicar o Design System em todos os projetos que estavam em andamento e nos próximos.
  • Compartilhamento: nesta etapa após finalizado o Design System foi compartilhado pela equipe que dará continuidade ao trabalho de forma colaborativa para manter o produto atualizado.

  • Desenhando a solução

    De início foi separado todo o material disponibilizado pelo cliente, foram analisadas todas as telas e feita a divisão de todos os elementos dos projetos:

  • átomos: cores, ícones, box, divisores, imagens e tipografia.
  • moléculas: seriam a integração dos átomos, por exemplo, um card, um botão, uma lista, um menu.
  • organismos: resulta na integração de moléculas, como exemplo podemos citar um calendário, filtro, header, footer.
  • templates: resultado da junção dos organismos, formando uma possível página.
  • páginas: templates organizados formando as páginas da interface.
  • Outra etapa importante na solução foi a nomeação de cada elemento, criando o padrão de nomenclatura. A divisão de prioridade dos elementos em primary, secondary. A divisão por tamanho de elementos, small, medium, large. O estado ou ação de um botão em default, disabled e pressed.

    Aproveitando o material já existente, para facilitar o uso do Design System pela equipe, foi criado o padrão de nomenclatura para os ícones conforme o seu uso em cada seção da interface, como por exemplo, os ícones grandes eram usados na página de como funciona, e sua nomeação foi pensada na página que eles são aplicados, para facilitar a busca da equipe em encontrar os mesmos para a aplicação nas interfaces correspondentes. Ex: "A / Icon / Bigger / ComoFunciona-Recarga / icn-cf-recarga-01".


    Print da tela de construção dos icones e suas nomenclaturas

    Nomenclatura de cada elementos do Design System de acordo com o fluxo das páginas do aplicativo, facilitando a busca pela equipe.


    Conclusão:

    Este foi o meu primeiro trabalho profissional com o Design System e o resultado foi satisfatório para mim e para o cliente. Pude colocar em prática um sistema novo, desconhecido, mas com embasamento em estudos e pesquisas. Um sistema que muitas empresas vêm adotando e que possui inúmeros benefícios, tais como dinamicidade, fácil atualização, redução de custos e de tempo de trabalho, otimização de tarefas e da força de trabalho, dentre outros. Porém é um trabalho que exige continuidade e permite que todos contribuam para o produto final, mesmo tendo visões e profissões diversas, podem manter a consistência do projeto.


    Vamos conversar!

    Que tal avaliarmos juntos uma solução para seu projeto?
    Adoraria receber um e-mail com o seu contato, me escreva! si.monikita@gmail.com.br



    Obrigada!



    Copyright © 2023 Todos os direitos reservados.